Futebol. Oi?
Minha relação com o futebol nunca foi das melhores. Se me perguntarem das últimas copas, lembro apenas da última, e vagamente, porque foi ano passado. No primeiro, (e único) jogo de futebol que assisti na arquibancada, eu descobri que no segundo tempo os times mudavam de lado do campo. Mas tem um momento em nossas vidas, que não temos como fugir. Você descobre que suas amigas também gostam (e sabem o nome dos jogadores!!), você percebe que não adianta mais fazer biquinho, o seu namorado não vai perder a final no domingo nem que seja pra comprar seu presente de aniversário pela metade da metade do preço, e você descobre que o mundo (ops..o Brasil..) pára nos dias que tem jogo do Brasil.
Vamos e convenhamos...todo mundo aqui já criticou o Brasil. É porque nunca ganhamos um Nobel, a distribuição de renda é uma vergonha, o mico-leão-dourado está em exinção e bla bla bla. A lista de críticas ao nosso país vai longe. Mas quando se trata de futebol...minha amiga! A família inteira veste a camiseta amarela, pinta as unhas de verde, a tia faz pipoca e todo mundo assiste o jogo. Ritinha, sua irmã, que você achava que só sabia cantar músicas do Justin Bieber, é a primeira a gritar falta e se revoltar. Seu pai indignado, fica segurando no ombro de seu irmão como se estivessem no campo e um apoiando o outro. Sua mãe solta a pérola que a família ignora: "Culpa do Ronaldinho que é gordo e não corre!" (Dessa você se livrou porque viu no programa da Ana Maria Braga que o Ronaldinho se aposentou...). E é neste momento que você percebe: é um peixe fora d'água. Até aquele momento, estava preferindo assistir o programa da Eliana da Record.
Disfarçadamente, troca de camiseta..coloca uma amarelo nude ou mostarda (pelamor, aquele amarelo canário é demais para uma torcedora de primeira viagem), passa uma sombra levemente esverdeada e senta ao lado do seu irmão. Vamos lá..não será difícil. É só prestar atenção na bola e nos jogadores. A hora que todo mundo gritar gol você comemora junto. Pra quem não acompanha, futebol é um mistério.
Juro que eu queria entender o porquê os homens tem uma idolatração tão grande por 22 homens em campo e uma bola, na TV! Comecei a observar minhas amigas... eu tinha certeza que elas só gostavam de futebol, por que eram 22 homens de bermudas. Mas não! Não é por causa do Kaká ou do Pato que elas assistem. Elas realmente gostam! Sabem o nome dos jogadores, dos técnicos e sabem os clubes que o jogador já frequentou. Eu fico de queixo caído. Juro que não é machismo nem preconceito. Não acho que futebol seja um esporte apenas pra homens assistir. O fato é que eu nunca consegui me sentir atraída pelo esporte em si. Torcer na Copa é legal, é mágico. Todo mundo se abraça na rua, canta feliz, se orgulha. Mas fora da Copa...
Porém, como eu estava ficando pra trás...cheguei a conclusão que a anta sou eu de não enteder de futebol, morando no país do futebol. Então, comecei a prestar mais atenção nas piadinhas sobre futebol. Já aprendi que o Paraná é o time que o povo mais faz piada aqui no Paraná (tadinhos..). Já sei que o Atlético é "lanterninha" (ou era?) e isso significa que é o último colocado no atual campeonato (que ainda não gravei o nome..). Sei que Palmeirenses e Corinthianos se detestam e parece que Flamenguistas e Fluminenses também. Aprendi que Pato e Ganso também são 'nomes' de jogadores e descobri que, abafa essa, o Neymar é colírio da Capricho.
Escolhi um time pra torcer, lógico que fui influenciada porque eu não saberia escolher sozinha... e agora sou a nova torcedora de futebol. Me desejem sorte porque tenho a sensação que meus amigos ainda vão dar muita risada quando eu estiver nessa fase de aprendizado.
PS: Gente, escrevi esse post de madrugada, estava com insônia. Ignorem errinhos...
Assinar:
Postar comentários (Atom)