Amigos, amigos. Colegas, à parte.

                                         

      Temos a mania de chamar de amigo qualquer vizinha que te vende Avon. Há pouco tempo, enquanto conversava com um amigo (esse é amigo mesmo..) ele me cutucou a respeito disso. Eu comentava de alguém que tinha conhecido através da blogosfera e me referi a dita como amiga. Ele me disse: "Espera.Sua amiga? Desde quando?" E parei pra pensar se ela também iria se referir a mim como amiga. Ou se algum dia ela iria falar de mim com alguém.
      A partir desse dia comecei a reavaliar meus conceitos sobre amizade. Desde quando uma pessoa que não sabe nem seu sobrenome pode ser chamado de amigo? Onde fica o valor da amizade?!
      Sou do tempo (nossa como sou antiga, tenho 20 anos!) que a gente chamava de amigo aquele que sua mãe conhecia e você levava pra posar na sua casa. Aquele que você contava todos os segredos, e poderia confiar de verdade. Aquele que você brigava e no dia seguinte estava de bem de novo.
      Sou da época que amizade era coisa séria. A amizade as vezes surgia do nada mas não estava ali apenas para os momentos bons. O amigo(a) estava ao seu lado pra tudo. Tudo mesmo. Discordo daqueles que dizem que amigo é aquele que diz pra você ir em frente e uhull, carpe diem. Não. Pra mim amizade é outra coisa. Amigo te avisa quando você está na estrada errada. Afinal, amigo de verdade nenhum quer te ver no fundo do poço né? Ele pode não te apoiar, mas ele sabe que fez pelo seu bem. Ele sabe que foi leal. E a coisa mais nobre e essencial numa amizade é lealdade. Lógico que ele não tem o dever de te guiar. Mas amigo de verdade, tem prazer em te ajudar, aconselhar. Amigo de verdade tem prazer em te avisar que você está prestes a cair num buraco.
      Mas parece mesmo que o mundo está ficando de cabeça pra baixo. Aquela que você conheceu numa festa te adiciona no facebook e já te chama de amiga. O próprio facebook chama toda sua rede de contatos (que vai da farmácia da esquina a secretária da sua tia) de amigos. Sua agenda no celular, está com a categoria amigos lotada. Pessoas se aproximam por interesse e chamam de amizade. É triste. Lamentável. Mas parece que assim como o amor, a amizade está caindo na banalidade. As pessoas estão valorizando cada vez menos os sentimentos nobres, verdadeiros, e enaltecendo futilidades.
     Eu não me importo caso eu só possa chamar de AMIGO três ou quatro pessoas. Desde que no momento que os chamar, eles possam responder como AMIGOS de verdade.
     Porque de amigos de mentira, já estou cansada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte sempre! :)