O porquê não gosto do Natal


Juro pra vocês que meu desentendimento com o Natal não vem da época que descobri que o bom velhinho não existia. Sério, nadaver. Pra ser sincera, não lembro bem quando foi o dia que parei de gostar dessa data, mas ela simplesmente não me desce. 

Tem muito a ver (com certeza) com o fato de estar muito cansada nessa época. Um ano se passa e no último mês corremos desesperadas para as lojas procurar uma bendita roupa que esconda os pneuzinhos, disfarce a celulite, não fique transparente, tenha uma pegada chic mas que possa ser usada depois no dia-a-dia. Entramos em loja após loja, disputamos uma vendedora, choramos pelo descontinho (que diga-se de passagem, nessa época nunca é fornecido!), corremos comprar presentes pra parentaiada que vem de longe -ou nem tanto-. Tudo isso, depois de passar um ano trabalhando/estudando, cuidando de casa, marido,namorado, pegueti - seja lá o que você tem -, fazendo planos, economizando, perdendo as estribeiras com chefe, família, cunhado, ex-não-sei-o-que-insuportável, amiga falsa, lutando por uma promoção ou vaga no vestibular. UFA! Se cansei de escrever, imagina de viver.

Então, quando começa dezembro, meu maior desejo é ligar o botão offline da minha vida e ficar On só no dia do meu aniversário (não esqueçam, dia 03 de janeiro Rá!). Sério, é exatamente esse o meu desejo. Infelizmente esse espírito natalino que toma conta das pessoas, ainda não conseguiu me atingir. E sinceramente, acho desesperador quando os enfeites verdes e vermelho e as luzinhas amarelas começam a invadir a cidade. 

Sou católica e compreendo o sentido do Natal. Mas a data ainda não toca meu coração. :(

Tem também aquele detalhe inconveniente de parentes. (Gente, amo minha família, sério. Mas não posso deixar de fazer essa observação que já percebi não só na minha, mas na vida de muita gente que conheço). Tem sempre aquele parente de coração cinza que vai às festanças natalinas só pra ver quem engordou, fazer a piada do PAVÊ e perguntar se você já casou com aquele seu namoradinho. É sempre assim. No dia seguinte, sai da sua casa com a tapuér na mão falando que sua comida estava muito salgada e 'NOSSA, será que a fulana tá grávida?? Meldels, como engordou!'

Parece que está todo mundo muito estressado. Todo mundo irritado e aquelas pessoas que guardaram mágoas o ano todo, geralmente 'explodem' nessa época. Falamos sem pensar, brigamos com quem amamos. E no dia do Natal, como mágica, todos os desencontros do ano ficam invisíveis e trocamos os cartõeszinhos junto com o desejo de Feliz Natal. 

Qual o sentido disso tudo? Eu não queria ser assim, gente. Tofalandosério! Queria ter um coração mais mole e me derreter igual minha mãe ao ver aqueles prédios mega decorados. Queria mesmo sentir prazer em ver uma árvore bem montada, ou ajudar a montá-la. 

Pessoas, pelamor! Não quero incentivar vocês a vestir a camisa "Eu odeio o Natal!"..Muito pelo contrário!! Quero é encontrar motivos pra passar a amá-lo... :x  

Desejo do fundo do meu coração ser a única pessoa a pensar dessa maneira. A ver tantas coisas tristes no Natal. E desejo, do mesmo jeito, enxergar toda a beleza que as pessoas normais veem nesse dia.  Quero um dia acordar faceira de feliz pra montar a árvore e encher meu coração de esperança. Mesmo.


Um comentário:

  1. Oi Thu! Menina, concordo com vc...Natal virou data comercial, onde as propagandas de lojas pipocam na tv, na internet, no rádio, nos panfletos sem parar. Dá até sono de ver tudo isso =\ confesso que tbm não sou muito chegada a essa data, principalmente na noite de natal, onde me sinto meio deprê...Vc não é a única! Hehehehe, toca aqui amiga! o/ \o Beijoooooo!

    ResponderExcluir

Volte sempre! :)