Turistando: Parque Barigui

Enfim um feriadinho!

E eu com uma pequena lista de trabalhos e coisas legais para fazer! Comolidar?

Eu e o Giulli aproveitamos a manhã do dia 02 para fazer um dos nossos programas favoritos que desde a greve não praticávamos: pedalar! Escolhemos o melhor parque de Curitiba para tal esporte: o Parque Barigui.

Quem conhece a cidade, sabe que esse não é lá um dos parques mais bonitos daqui. Acho ele bem "simplinho", até. Porém, ele tem duas pistas para caminhada/cooper/pedalada excelente! Uma com 2,1 km e a outra com 3,3 km, ambas bastante planas e asfaltadas. A menor possui um trecho em trilha, cercada de Mata Atlântica que eu só descobri nesse último passeio.

Dentro do parque passa o rio Barigui (por isso o nome do parque) e é ao redor dele que está a ciclovia e pista de cooper. Há alguns anos existia a 'lenda' do jacaré do parque Barigui. A história é verídica, realmente existia não só um, mas três jacarés morando no rio, ali no parque, em 2007. Mas eles eram bem na deles, nunca saiam atacando ciclistas despercebidos ou crianças fofinhas. Dois do papo amarelo, e um do Pantanal. Mas após o ataque de um deles a um cachorro (pobre totózinho :'( ) a prefeitura decidiu pela retirada dos animais do parque para um zoológico.


 Entretanto, agora em outubro, enquanto algumas pessoas passeavam alegremente pelo parque eis que passa desfilando pela ciclovia um jacaré do papo amarelo. Foi exatamente isso: o jacaré atravessou a pista, deu uma volta e voltou pro lago. De acordo com notícias, existem dois jacarés, novamente. Que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente ainda não conseguiu capturar.

Então, logo depois da notícia do "Jacarés do Barigui - O retorno" eu e o Giulli fomos no parque pra ver, assim, por acaso, o jacaré não aparecia pra tomar um sol. Mas o parque estava muito, mas muito, exageradamente cheio. Juro pra vocês que nesse dia senti um desamor pelas crianças que olha... (elas não paravam de atravessar a ciclovia feito loucas aprendendo a andar de bicicleta! Se soubessem que sou péssima no volante, mesmo da bicicleta...). Eu fiquei meio estressada porque não conseguia pedalar ao lado do Giulli (era pra ser um passeio romântico, poxa! Hunf) e resolvemos entrar numa trilha. Andamos um pouco, mas como ela era meio íngreme, voltamos. No momento da volta... ouvimos barulhos...e adivinhem:



 nãaao, não era o jacaré....


Mas eram macaquinhos fofinhos!

Pra minha sorte levei umas bananas pra comer depois da pedalada...Então compartilhei doei as bananas para meus amigos gulosos!

Gente, agora se preparem para um book macaquices...







Sei que esse dia foi muito muito divertido! Os macaquinhos salvaram o passeio!

Lá no parque, existe também um memorial em homenagem as vítimas do trânsito. Inaugurado em 2010, o memorial serve como espaço para reflexão da responsabilidade que todos temos no trânsito. O memorial foi construído num espaço com espécies nativas, um lago de 300m² emoldurado com pedras. Há também uma calçada de 40m de comprimento, feita com tijolos maciços. De acordo com o arquiteto responsável, o projeto representa a força, a pureza, a beleza da vida e a esperança, que está representada por uma chama eterna dentro de uma gruta.



Essas são algumas fotos que tirei lá... :)

O post foi meio longo hoje gente, eu me empolguei aqui revendo as fotos dos macaquinhos... :3

 Beijos gigantes!


Fonte: Gazeta do Povo (notícia sobre Jacaré do Barigui)
          http://www.parana-online.com.br/ (Memorial em homenagem as vítimas do trânsito)

9 comentários:

  1. que macaquinhos mais lindos *-*
    adorei conhecer um pouco sobre a historia do parque :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. que lugar lindo Thu *-*
    Queria que minha cidade tivesse locais assim poxa )):
    E que fofura esses macaquinhos *-* Adorei as fotos! ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá... Que lindo o seu blog, me transmitiu uma paz ... Adorei mesmo!!! Ja to seguindo.. Quando possivel aguardo sua visita!
    Bjks
    ✿Daiana – Dias Melhores para Sempre!
    http://daidesiderio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ahhh, não achei o post longo não, Thu! Estava sentindo saudades! Amei as fotos, a do dente de leão foi a minha favorita!! Que bom que conseguiu aproveitar o feriado... o meu também foi bem gostoso hehe
    Não some não, Thu =(((

    ResponderExcluir
  5. Esse parque é lindo mesmo, toda vez que vou a Ctba dou uma passadinha nele =)

    ResponderExcluir
  6. Lindas fotografias! Lindo parque, o macaquinho awnnnn *-*

    oucacoloridovejaalto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gostei das fotos, tão bonitinho os macaquinhos *o*

    ResponderExcluir
  8. Amei as fotos, Thu *-*

    E os macaquinhos? Vontade de pegar um pra mim, hehe :P

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  9. Os macaquinhos são muito fofos :3

    ResponderExcluir

Volte sempre! :)