Or-ga-ni-zar


Tenho mil posts nos rascunhos e estar pulando todos eles pra escrever um novo talvez não pareça uma atitude muito organizada, mas achei válido e necessário fazê-lo.

Isso porque, embora aqui no blog eu sempre diga "estou me organizando" "prometo me organizar melhor no próximo mês.." e blá blá blá, na vida real as coisas estão um pouco diferentes. Acreditem, estou me organizando! hahaha

Quando enfim disse adeus para 2012 (por causa da greve na universidade isso aconteceu só em março de 2013) cheguei a conclusão que estava na hora de mudar de vida. Foi desesperador pegar recuperação final, viver o desespero de quase reprovar, ver meu índice de rendimento anual baixo e perceber que o estilo de vida que eu estava levando estava me afastando de tudo que eu sempre quis.

Não que eu fosse a pior aluna da turma, mas parecia estar tentando ser. Acabava deixando trabalhos pra última hora, não anotava as coisas que os professores falavam em sala, ficava sempre tendo que perguntar para os colegas, e às vezes nem ouvia o que o professor falava. O resultado, previsível: uma recuperação final, todas as notas raspando na média, uma tristeza gigante.

Pra muita gente isso não tem muita importância. O importante é passar, já ouvi de muitos. Mas para mim tem. Não por causa unicamente e exclusivamente da nota; (que também conta muito caso eu queira concorrer para uma vaga de intercâmbio) mas o fato do aprendizado mesmo. Sei que algumas notas minhas não foram justas, (olha o recalque hahaha)  mas sei que outras são apenas reflexo do quanto me dediquei para determinadas matérias. Tenho certeza disso, principalmente pelo fato de que algumas aulas que estou tendo agora, no 2º ano, se baseiam no que eu deveria ter aprendido no primeiro e... bom...não lembro de nada. :(

Então, esse ano comecei com um espírito novo. Resolvi usar um fichário (que eu mesma personalizei hehe) para organizar minhas anotações de cada matéria, estou utilizando também calendários no começo do fichário, que mostram as principais atividades de cada dia (entregas de trabalhos, encontro de equipe marcado, provas, seminários..), uma agenda e um organizador de vida.

Já tenho notado que isso está me ajudando muito. Nessas mudanças, também tive que optar por mudar de equipe (sair da minha panelinha) e procurar pessoas que estivessem com os mesmos objetivos acadêmicos que eu. E acho que está me fazendo muito bem! Além de fazer novas amizades, encontrei amigas que priorizam a organização. Essa parceria está dando muito certo!
Por exemplo, meus trabalhos estavam todos prontos com uma semana de antecedência. E gente, essa sensação é tão prazerosa! (Tão boa quanto ir eliminando tarefas de uma lista).

Mas para isso, temos que definir prioridades. Definir o que é mais importante em determinado momento e realizá-lo por completo. (Leia mais sobre isso nesse post da Thais). E como isso é difícil! Principalmente no final de semana, quando suas opções são (  ) sair para namorar (  ) ficar em casa fazendo trabalhos. Mas é o que eu escolhi, né?

Escolhi ser uma pessoa mais organizada e escolhi dar prioridade para a faculdade. Haverá a recompensa (espero notas lindas no final...haha) mas sei que para isso haverá um caminho. Que não será fácil. Então... quem vem comigo por uma vida mais organizada? o/

Estou pensando em fazer posts regulares com o tema organização e como está sendo esse processo de transformação em minha vida (nossa que profundo! haha) aqui no blog. O que acham?

PS: Estou longe de ser uma pessoa organizada e esse é o principal motivo dos posts. Quero registrar essa tentativa de mudança e todas as conquistas a partir dela! :D

Um beijo e um abraço gigaenorme a todos!

9 comentários:

  1. Adorei a iniciativa, Thu *-* Tenho certeza absoluta que você está fazendo o possível para fazer da organização uma regra na sua vida acadêmica e isso merece nota 10 com estrelinhas :)

    Desejo de coração que você consiga realizar todos os trabalhos do curso com o maior empenho possível e que as notas do final do semestre resultem em muitos pulinhos de alegria *-*

    Continue compartilhando o processo de organização conosco, sim. Vou estar aqui torcendo por você, ruiva :)

    Um beijo da Rafinha ♥

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, Thu! Não tenho muuitas preocupações, a minha obrigação é mais estudar, pois ainda estou no 1º ano do ensino médio, mas ultimamente andei reparando que eu estou bem desorganizada, preciso mudar isso já!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Oie!!
    Ótima iniciativa sua. Organização é fundamental pra tudo na nossa vida, falo isso pois sou totalmente desorganizada.
    Meu quarto é uma bagunça, minha vida é uma bagunça, minha mente é uma bagunça ainda maior rs
    Acho que você se organizando direitinho vai conseguir fazer tudo que precisa.
    Estou aqui deveorando o blog de um dos links que você passou rs.

    Bejinhos!

    ResponderExcluir
  4. Ser uma pessoa realmente organizada é meu grande desejo Thu! Poooxa, que tarefa dificil hein!?

    Fico feliz de ver como se esforça e como está funcionando, um dia eu consigo tbm!

    Beijo doce

    Scar.

    ResponderExcluir
  5. Vamos mergulhar juntas nessa fase de organização! Estou como você, colocando a vida em ordem! Dá trabalho, mas a recompensa é doce!
    bjssss

    ResponderExcluir
  6. Oi, adorei esse post, continua a fazer posts sobre organização sim! haha Assim como você, eu não sou e estou tentando(PRECISO!) ser organizada. No meu trabalho eu sou a pessoa mais organizada e todo mundo diz isso, minha colega já até disse que eu sou "louca" e eu simplesmente me sinto MAL se minhas coisas não ficam organizadas lá... mas em casa, com minhas próprias coisas, estudos e etc não consigo ser tanto. :(


    Beijos
    Flores de Novembro

    ResponderExcluir
  7. Mto legal suas ideias para se organizar, principalmente qdo envolve escola/facul!
    Eu ando precisando organizar minha casa, lugares especificos pras coisas e principalmente: tirar mta coisa! dar, doar, vender.. enfim, acabo percebendo que me perco na minha propria organizacao.

    Toda ideia sera sempre bem vinda Thuany! eu apoio ;D
    Beijos

    ResponderExcluir

Volte sempre! :)