[Receita] Risoto de Palmito

Essa semana resolvi ir pra cozinha. Me inspirei no Two-bee, blog da Bianca que posta muita coisa legal e muitas receitas amorzinho que dá vontade de fazer -quem não conhece dê uma passadinha assim que terminar de ler aqui porque sério, vale a pena-. Adaptei a receita do risoto de atum que a Bibi fez, tanto na quantidade quanto no sabor. Estou entrando numa vibe vegetariana e tentando aos poucos tirar a carne da minha vida. Tenho como aliado nessa fase de transição (que não sei até quando vai nem se vai durar) o palmito, que há muito tempo já é meu queridinho. 

Eu ia fotografar passo a passo, mas me 'entreti' demais na produção do risoto que a foto acabou saindo apenas no final. Foi engraçado esse dia. Quer dizer, na hora não foi engraçado, mas agora é. Eu e o Mr Blue Eyes cortamos a cebola, o palmito, colocamos todos os ingredientes na panela de pressão e ficamos a espera da dita entrar na pressão. Estava demorando, eu fui dar uma olhadinha no facebook, mostrar alguns links pra ele...até que meu pai chega: que cheiro de queimado é esse??? Sim gente. A panela de pressão não só -não pegou pressão- como queimou meu risoto. :( Tudo porque? Porque a panela não tinha aquela borracha da tampa, sabem? Mas era a minha primeira vez com uma panela de pressão, eu lá pensei em conferir se tinha borracha na tampa? Enfim. Depois de muito me estressar com esse ocorrido (eu me estresso muito fácil) e tocar o namorado e pai da cozinha, comecei de volta. Dessa vez com uma panela que funcionasse certinho. E deu certo! o/ 

Da próxima vez devo colocar mais palmito (dessa vez foi meio vidro) e a pimenta de cheiro! Mas a receita deu certo e rendeu o suficiente para 5 pessoas adultas que comem bem! haha

Mas chega de conversa e vamos a receita!



Ingredientes
  • 1 cebola média picada
  • 1 vidro de palmito
  • 2 caixinhas de creme de leite
  • 3 xícaras de arroz (eu usei o normal, mas o ideal para risoto é o arbóreo)
  • 6 xícaras de água
  • sal a gosto
Coloque a cebola picada na panela com o óleo dentro da panela de pressão. Fui mexendo até a cebola ficar transparente (e com aquele cheirinho bem gostoso de almoço). Acrescentei o palmito, também picado, o creme de leite, arroz, água e sal. Misturei tudo, fechei a panela (não esqueça de conferir se a panela de pressão está com borrachinha) e esperei ela entrar na pressão. Quando entrou, aguardei mais uns 5~8 minutos e tirei a panela do fogo. Deixei a pressão sair aos poucos enquanto preparava uma saladinha. Tirei o restante da pressão e pronto! É só servir! 

Também é possível colocar outros ingredientes, para temperar e dar um gostinho diferente: azeitonas, pimenta, cheiro verde... Eu não usei mais nada porque a geladeira estava na miséria mesmo, mas acho que com uma cebolinha verde também ficaria delicioso!

Quem conferiu a receita original, pode perceber que a única mudança meeesmo foi o atum pelo palmito e as quantidades. 

É isso! Espero que tenham aprovado!

Um beijo gigaenorme a todos!






6 comentários:

  1. Eu odeio palmito, mas eu faria um risoto com outro ingrediente. =3 Adoro fazer coisas legais assim na cozinha, é uma diversão!! :D

    Beijinhos!!
    Meios Dias Gastos
    Facebook

    ResponderExcluir
  2. Adoro receitinhas, mas detesto palmito, haha!
    Espero que goste do 'MeuParaSempre', é um blog/diário da vida pós-colégio e com todas as alegrias e tristezas de qualquer garota nessa fase!

    beijo, beijo!

    Goiabasays

    ResponderExcluir
  3. Eu aprovo esse risoto! :)
    E não é porque, por acaso, sou o namorado da cozinheira... Provei e ficou muito bom, mesmo! Bem saboroso!

    ResponderExcluir
  4. Haaa.. que delíciaaa!
    Esse risoto na panela de pressão é mesmo incrível! Já testei várias outras receitas também!
    É ótimo para aqueles dias em que a gente não tem muita coisa em casa, mas quer alguma coisa mais especial pra comer! :)

    Fiquei com vontade de fazer de palmito também!!

    ;**

    ResponderExcluir
  5. Eu amo risoto, mas nunca comi de palmito.
    Dica guardada (:

    Adorei o blog, cheio de fotos lindas!

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Hmmmmmmmmm vou fazer em muito breve!!!!!
    Se eu tivesse visto esse post ontem, teria feiri hj pq super combinava com risoto minha comida... Ai ai..

    ResponderExcluir

Volte sempre! :)