Depois de muito tempo, enfim voltamos com o projeto no blog!
E se preparem que o post vai longe! ;)
O projeto Arquiternura foi criado por mim e realizado junto com algumas blogueiras arquitetinhas. Consiste em postagens mensais contando sobre algum trabalho/atividade muito legal que desenvolvemos durante o mês na nossa universidade. Clique aqui pra saber um pouco mais sobre o projeto e as meninas.
Pois bem. Um semestre inteiro se passou e muitos trabalhos também. Eu queria muito contar aqui sobre a parte 2 da minha capela (falei sobre ela nesse post aqui) porém... os professores ainda não devolveram. Só entregaram as notas. (Tirei 80, yey!) Então, como eu tinha entregue naquela correria que só quem faz arquitetura entende, não deu tempo de tirar fotos caprichadas dele...
Então, resolvi mostrar aqui pra vocês o estudo preliminar do projeto da Residência que fizemos esse semestre. Não foi meu projeto mais feliz (gostei muito mais da capela!) acho que principalmente pelo cansaço. Acabei não conseguindo dedicar o melhor de mim nesse trabalho, e sinto que faltou um pouco de identidade. Mas fazer o que...nem sempre faremos o melhor projeto...
Vou usar o mesmo método que os professores usaram pra nos apresentar nossos clientes... Ah! Primeiro de tudo: esse trabalho foi desenvolvido em equipe de três pessoas, porque são três casas no mesmo terreno.
Sr Artur tem 3 filhos que o visitam regularmente nas férias de inverno e esporadicamente nas férias de verão. Ele comprou um terreno na sua rua para construir uma casa para cada filho, e contratou o nosso escritório. O terreno fica de frente para o Rio Belém, próximo ao Bosque do Papa. Nessa rua não passam carros, apenas pedestres e bicicletas. E nenhum dos filhos do Sr Artur utiliza carros.
O primeiro filho, Cervantes, tem 33 anos, é advogado, casado com uma dentista, Claudia de 30 anos. Tem uma filha, Clara, de 4 anos.
O segundo filho, Lancelot, 28 anos, é chefe de cozinha, casado com um fotógrafo, Benjamin, de 26 anos.
A terceira, é Morgana, com 21 anos, solteira, artista visual, precisa de luz natural para trabalhar, pois trabalha nas férias. (Gosta de pintar, modelar, desenhar...).
Eu fiquei responsável por elaborar a casa da Morgana, e em equipe, tínhamos que decidir como seria a implantação das três casas. Tivemos que seguir algumas solicitações do nosso 'cliente':
- A casa deverá ser de madeira;
- Os filhos devem ter privacidade mas a implantação deverá favorecer a convivência familiar;
- Deve haver um espaço para convivência familiar, com fogueira e deck de madeira;
- Deve ter um abrigo para as bicicletas da família nas unidades;
- Não há necessidade de abrigo automotivo;
- Deve-se respeitar a legislação e a APP (área de Preservação Permanente) de 30 metros p/ cada lado da margem do rio;
-Deve-se respeitar a guia amarela e o afastamento lateral mínimo de 1,5 m quando houver aberturas nas faces.
- ÁREA MÁXIMA: 33 m² (aí o bicho pegou!)
O programa da casa Morgana era: um espaço para dormir, preparar refeições rápidas, higiene pessoal, trabalho, lazer e armazenagem.
No início, eu queria uma casa que tivesse apenas uma água, mas que também contasse com um mezanino. Porém, com a área limitada, não consegui fazer o mezanino E uma água...então acabei partindo para as duas águas. Pra fugir um pouco do convencional, fiz uma casa com duas águas contemporânea. A técnica escolhida, foi a tradicional tábua e mata junta, que tem um efeito estético muito bonito (eu acho). Optei por fazer o ambiente mais importante da casa uma sala-ateliê, onde a artista passaria a maior parte do tempo. Nessa sala, haveriam duas grandes aberturas: uma para leste, de onde poderia ver a fogueira e a casa dos outros irmãos, e outra para oeste, onde poderia ser visto um jardim com árvores e arbustos.
Agora vou deixar que as imagens falem por si só!
PS: As imagens estão meio ruinzinhas, e o trabalho foi todo a mão.
Espero que tenham gostado!
Um beijo gigaenorme a todos!
E não deixem de conferir os projetos das outras arquitetinhas:
Adorei a casa! É o bicho mesmo fazer casas pequenas assim, tive que fazer uma de 25m² e foi dose! Seus desenhos ficaram maravilhosos, parabéns!! E adorei a ideia que você teve de colocar esse móvel multiuso, super legal! :)) Também gosto da técnica de tábua e mata junta, fica linda!!
ResponderExcluirOi Alice! Ai nem fale, foi mega dificil e ainda não terminou! Esse final de semana vai ser dose! hahaha
ExcluirQue projeto lindo! Vc sera uma ótima arquiteta! Parabens.
ResponderExcluirBeijinhos,
BLOG
FANPAGE
Obrigada Monique! <3
ExcluirUAU! Eu amo suas aquarelas e a organização das pranchas! *o*
ResponderExcluirFicou muito bom! Um verdadeiro desafio o projeto, mas ficou ótimo.
Parabéns Thu!
Boas férias!!!!
Obrigada Carol! Na verdade não são aquarelas, fiz com marcadores mesmo! hahaha
ExcluirEstou tão cansada dessa casa! hahaha
Beijos! :*
Thuuuuu, que representação gráfica liiiinda menina, e essas perspectivas? ameeei *o*
ResponderExcluirFicou muito bacana teu projeto, parabéns. Sucesso ♥
Obrigada Mi! <3
ExcluirAi, que legal! Tenho certeza que deu duro fazer essa casa, mas a sensação após ver que deu certo deve ser ótima, não é?
ResponderExcluirTô apaixonada no seu blog! E, ainda mais, nesse post ahahaha. Pretendo fazer faculdade relacionada à Arquitetura, especificadamente, designer de interiores. Não vejo a hora de fazer meu próprio ambiente! <3
Ah, você mesma que faz projeta, faz os desenhos no papel? Porque, se sim, faz super bem :-)
Tô indo ler todos os posts do projeto, ahahaha e espero os próximos!
Beijos ♡
World Cutest | Fan-page | Twitter pessoal
Ahhh eu gosto tanto quando aspirantes a arquitetura aparecem aqui! :D:D Sim, eu mesma projetei e desenhei tudo... tem gente que faz antes no computador e depois passa pro papel, mas eu não domino os programas...então faço tudo direto a mão! haha
ExcluirE fiquei muito feliz por você gostar daqui! :D Será sempre bem vinda! o/ Beijos gigantes!