[Arquiternura] O que eu vou fazer da minha vida


Quem conversou comigo nos últimos 6 meses sobre minha faculdade de arquitetura provavelmente viu uma pessoa bem insatisfeita e por algumas vezes, infeliz e frustrada. Passei por uma crise arquitetônica (quem faz arquitetura provavelmente já passou ou vai passar por isso) da qual estou saindo lentamente agora.

O motivo da minha crise eu não sei explicar direito. Mas acredito que a quantidade de trabalhos e a maneira como eles são socados na gente, sem que tenhamos um mínimo de tempo hábil pra absorver o conteúdo com certeza pesou bastante. E não culpo os professores. Um pouco, talvez. Mas a carga horária do curso é demasiadamente grande e fica bem difícil passar todos os conteúdos minimamente necessários sem encher os alunos de tarefas e trabalhos extra-classe. 

Outra coisa que acho que fez com que eu entrasse nessa crise foi a falta de motivação. Como se eu não tivesse me encontrado ainda em nenhum dos trabalhos que recebi. Eu não encontrei aquele prazer enorme de estar fazendo algo que amo, que vejo muitas amigas encontrando. Bom, ainda não tinha encontrado. 

Não posso dizer que me encontrei. (E quem consegue, estando apenas na metade do curso?) Mas posso dizer que achei uma estrada com várias possibilidades de caminhos. E que esses caminhos me agradam bastante. Pelo menos o marketing deles. 

Digamos que tenho refletido bastante sobre no que vou atuar depois de formada. E a parte de projeto tem sido uma das minhas menores vontades. Acho que porque até agora, não fiz nenhum projeto com muito prazer. Fiz uma capela, no primeiro ano, o qual eu me orgulho bastante. Mas não foi algo assim: Nossa adorei fazer projeto, é muito legal! Nãao. Foi algo do tipo: gostei do resultado do meu trabalho. Ficou lindo e ponto. 

Nessas minhas reflexões sobre a profissão, pensei em possibilidades diferentes de atuação. Algumas até pouco ou nada exploradas na faculdade. Mas nas quais eu consigo me identificar. E vale deixar claro que essas são as minhas percepções sobre determinados campos de atuação, como eu as vejo agora. Pode ser que eu mude de ideia a respeito da definição que dei a cada uma. Então por favor não se baseiem apenas nesse post pra formarem uma opinião sobre cada área citada. ;)

Arquitetura de Interiores
Estudo Preliminar de uma habitação para uma Design de Moda

Na minha faculdade rola o maior preconceito com esse campo de atuação. Muita gente confunde Arquitetura de Interiores com Decoração. E acham decoração coisa  fútil. Bom, Interiores também é decoração, mas não só. Quando se trabalha com Arquitetura de Interiores você também está trabalhando com um projeto, só que de menor escala. É um projeto onde você vai definir os espaços interiores, seja de uma residência ou qualquer outra edificação. Você vai, a partir de entrevista com o usuário/cliente, definir como será a configuração dos espaços, a disposição do mobiliário, iluminação, aberturas (nesse caso quando o projeto de interiores estiver ligado ao projeto arquitetônico), materiais, tipos de pisos e forros, e também, cores, texturas e decoração. Eu entrei na faculdade por causa dessa parte. Trabalhei como estagiária na Leroy Merlin quando tinha 16 anos, e ficava fascinada vendo as pessoas decidirem como ficaria o interior de suas casas. Depois, visitei algumas vezes mostras de interiores e tive a certeza que era isso que queria. Quando enfim entrei na universidade, descobri que essa matéria só seria dada no 3º ano e que todo mundo torcia o nariz pra ela. Agora, enfim estou fazendo essa disciplina. E estou gostando muito. Estamos projetando um módulo habitacional cujas dimensões externas já estão definidas (é como se fosse um loft) e devemos imaginar um cliente, definir seu perfil, e projetar o interior da residência. Quando ficar pronto compartilho aqui com vocês! ;) Mas no geral, é um campo de atuação que tem me atraído bastante.

Projeto de Restauro
Museu Etnográfico de Paranaguá

Eu sou uma apaixonada declarada pela arquitetura de outros períodos e épocas. E considero fundamental que pessoas trabalhem para que esses registros históricos em forma de arquitetura permaneça conservado e contando história. Por isso, acho incrível o trabalho de restauro de edifícios históricos. Infelizmente não posso falar muito disso, porque ainda não tive essas disciplinas de restauro. Mas acredito que a parte que mais vou gostar nesse campo é a parte prática do trabalho mesmo. É o colocar a mão na massa e descobrir a idade do edifício e levá-lo de volta a seu estado original. 

Cenografia
Imagem aleatória meramente ilustrativa

Outro campo da arquitetura que é pouquíssimo explorado no Brasil e aqui na minha universidade. Trata-se de projetar cenários. Para filmes, novelas, teatro, shows e eventos. É um campo que eu adoraria trabalhar, nem que fosse uma vez, pra ver como que é. O mais legal disso acredito que seja projetar espaços que dificilmente iríamos projetar na vida real. Tipo cenários de filmes sabe? Tanto porque a demanda é pequena, quanto porque a concorrência é grande. Ficaria bem feliz de conversar com alguém que já trabalhou ou trabalha com isso. Até porque minha visão às vezes é muito romanciada né. Hahaha

Projeto e decoração de Eventos
Imagem de uma festa de casamento bem linda - meramente ilustrativa 

Sempre achei o máximo quem trabalha com eventos (principalmente casamentos). E nunca soube "que faculdade a gente faz pra trabalhar com isso". Hoje existem cursos de graduação voltados para o projeto e produção de eventos. Mas descobri que existe essa possibilidade também pra quem se forma arquiteto. Na verdade não é um campo oficial da profissão, mas um que com certeza eu seguiria. Descobri essa possibilidade quando conheci o trabalho da Tati, do Atelier 16. Ela é arquiteta e urbanista pela UFPR e resolveu se especializar na arte de projetar espaços para eventos. Acho que acaba misturando muita coisa que a gente aprende na faculdade: projeto, interiores, cenografia. Também não tenho muito o que falar sobre isso, porque o que conheço é pelo trabalho da Atelier, mas já digo que é um campo que acho incrível e que com certeza trabalharia. #ateliermecontrata hahahha

É isso gente! Nesse post quis contar um pouco pra vocês sobre a crise existencial arquitetônica e sobre os campos de atuação que se diferenciam do tradicional projeto. Espero me encontrar em algum desses! hahahhaa

Me contem o que acham da profissão, se imaginam essas possibilidades...

E não deixem de visitar o blog das outras meninas:


Beijos a todos!

11 comentários:

  1. Oie.
    A dificuldade de saber o que fazer depois de se formar, e durante a graduação tem em todas as áreas. Eu, por exemplo, faço enfermagem e não tenho certeza de nada, as vezes não sei nem se estou na sala certa, hahaha
    Acho que independente da área, ficamos em dúvida, mas no fim nos acertamos, pode demorar, mas área de atuação não falta.

    Boa sorte.
    Bjooos
    http://www.azul-calcinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, imagino isso... acho que o segredo é fazer com amor, independente do que façamos!
      Obrigada!

      Beijos!

      Excluir
  2. Olá, Thu queria contar pra vc que passei por algo semelhante.
    Imagina que no seu quinto ano de arquitetura vc descobre que projetar edifícios não nem um pouco algo que vc goste de fazer, digo isso quando é parar partir do 0, pegar um terreno e começar a estudar, gosto de como você disse projetar interiores e até mesmo fazer detalhamentos de áreas molhadas, como banheiros e cozinhas, decidir revestimentos e acabamentos.
    A primeira e coisa e mais difícil quando vc se encontra nessa situação, é admitir isso, nós nos julgamos muito: "como assim, eu ''quase'' arquiteta descubro nessas alturas que não gosto de projetar???" ou "o que farei eu da vida agora???" e claro o "como irei enfrentar a sociedade com essa minha mais nova descoberta". Bom passei por todas essas indagações foi aí que conversando com diversos colegas de diferentes períodos descobri que não era a única nessa ''barco''... e agora com seu post, vejo realmente que não sou!!
    Enfim aceito isso dentro de mim, e na ''porta'' de saída da faculdade comecei a observar os campos de atuação que não envolveriam diretamente o ''ato'' de projetar e sabe qual foi minha surpresa?? Descobri vários!!! E sabe do mais legal Thu??? Foram diferentes das suas descobertas, portanto agora que vi sua postagem se abriu mais um campo em minha mente, vou listar pra vc, áreas que não envolvem exatamente o ato de projetar mas que gosto muito!! Uma delas estou realizando em meu estágio (em breve farei um post completo dela):
    - Representante comercial de empresas que vendem produtos para obras, muitas empresas que atendem grandes obras, contratam profissionais formados em Engenharia ou Arquitetura para realizar a venda e também pequenas palestras com demostrações e informações técnicas (por isso a necessidade de profissionais formados), esses dias na obra que visito, foi um Engenheiro que representa a marca TIGRE, o cara fez uma pequena palestra com vários engenheiros de minha construtora.
    - Você gosta de Restauro né?? Eu adoro!! Mas gosto principalmente da fase inicial, da pesquisa histórica e processo de tombamento, alem da possibilidade de trabalhar em instituições de defesa do patrimônio, podemos seguir a carreira acadêmica, desenvolvendo projetos de pesquisa, artigos e até mesmo mestrado sobre o assunto.
    - Área de obras, planejamento orçamentário, engenharia de segurança, administração, controle de produtividade são alguns dos vários campos que podemos atuar, alguns necessitando de apenas uma pós. (Este campo estou adorando e me encontrando)
    Espero ter contribuído de alguma forma Thu,
    Grande beijo
    Gi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita acho que todas passamos ou passaremos por essa crise! haha
      Gostei de algumas das suas sugestões, agora sim o mercado de trabalho se ampliou pra gente! hahaha
      Obrigadão pelo comentário Gi!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Amei o post Thuany, olha já no titulo me identifiquei, porque essa pergunta "O que vou fazer da minha vida?" tem me atormentado muitos nos últimos anos, e finalmente decide optar pela arquitetura, apesar de ficar muito na dúvida em migrar p Design de interiores, que é um ótimo curso, mas por ser muito limitado no mercado de trabalho, optei por arquitetura e sei que vou passar por isso diante as dificuldades, pois é um curso que exige muito de nós né? Em fim, te desejo muito sucesso em qualquer escolha que fizer e obrigada por ter feito esse post, me identifiquei bastante!
    Beijo http://agoradezoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Íris! Fico muito, mas muito feliz mesmo por saber que esse post pode ter te ajudado! E mais feliz ainda por encontrar uma nova colega de profissão! :D

      Espero que vc também se encontre dentro da Arquitetura!
      Beijão!

      Excluir
  5. Gostei muito do que você escolheu pra abordar, Thu. Já tinha vindo aqui ler antes mas não tive tempo de comentar! Adorei todas essas possibilidades de atuação que você disse! Antes de começar a faculdade eu não pensava que um dia eu iria me interessar por design de interiores mas a cada dia que passa eu cada vez mais gosto de ver coisas desse assunto, buscar novas ideias, criar layouts pros projetos que tenho que fazer na faculdade. Ainda não tive a matéria de interiores mas no próximo período terei e poderei falar sobre! E nossa, amei seus desenhos do estudo preliminar! Sério, fiquei babando aqui! Muito lindos, parabéns! Acho restauro, cenografia e decoração de eventos também bem legais, apesar de não saber muuito sobre cada um deles, mas tem cara de ser bem interessante trabalhar nisso também. Ainda não pensei sobre o que exatamente irei fazer depois de formada, até porque "ainda é cedo" e há várias possibilidades que considero bastante, mas sinto que preciso pesquisar (e estudar) muito ainda pra poder me identificar de fato com alguma coisa! Que por enquanto o que tenho gostado muito, desde o início, é de projetar residências! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você está gostando de projetar Alice! Confesso que fiquei um pouco decepcionada com projeto...não sei o que eu esperava, mas sei que ainda não me encontrei ali..haha
      mas ainda temos um bom tempo pra nos encontrarmos na profissão! :D

      Excluir
  6. Eu demorei muito tempo pra conseguir me sentir bem na profissão que eu escolhi. Durante muito tempo eu pensava que tinha sido uma escolha impulsiva, e até o meu quarto período eu me arrastava até a faculdade. Não vou dizer que hoje eu sou apaixonada pelo o que eu faço, mas simpatizo. É muito importante você conhecer um pouco sobre cada área antes de escolher uma para se dedicar. No meu caso, me arrependo demais por não ter encontrado publicações como a sua, talvez eu tivesse escolhido outro caminho.

    http://www.entreosmeusdramas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Débora! Concordo com você! E te admiro por ter feito quatro períodos achando que estava no lugar errado..eu sou muito impulsiva pra desistir das coisas..ainda bem que essa crise de ~não sei o que vou fazer da minha vida~surgiu agora, no 3º ano. Porque se eu tivesse passado por isso no primeiro...olha... acho que eu teria mudado de curso. Obrigada pelo comentário!

      beijos!

      Excluir

Volte sempre! :)