É tudo photoshop!

Olá pessoas!

Não é novidade pra ninguém que meu sonho de consumo é uma câmera profissional (ou semi). Pra quem me pergunta de vez em quando nos comentários, minha câmera é uma dessas compactas, da Sony. Simplinha. A diferença que coloco nas fotos tem um nome muito popular: Photoshop. É gente, é isso. É tudo photoshop!

E um dos recursos que eu mais gosto, é o desfoque de lente. Muitos programas de edição por aí, desfocam determinada parte da foto. E já vi muito tutorial ensinando a fazer. Mas nem todos os programas fazer isso bem feito. Por exemplo, o Photoscape. Adoro esse programa. Gosto muito de mudar o contraste da foto com as ferramentas dele. É rápido e intuitivo. Entretanto, no quesito 'desfoque' ele deixa muito a desejar. Você pode ir até o button "Filtro > Região (fora de foco)" e selecionar o Desfoque. Então, você pode selecionar a área a ser desfocada, a partir de uma 'moldura' redonda. E é aí que mora a chatice. Pra algumas pessoas isso basta, mas eu sou muito exigente e acho que esse desfoque fica exageradamente forçado. #prontofalei

E até agora, o único programa que conseguiu me deixar realizada quanto a isso, foi o Photoshop.
Mas me dava um trabalho danado fazer a foto ficar bem feita, se é que vocês me entendem. Porque não adianta eu vir aqui me exibir dizer que uso photoshop mas fazer um negócio tudo pela metade. Foi então que esses dias eu inventei/aprendi sozinha uma maroteza que modéstia a parte, tô orgulhosa da minha descoberta/invenção.

Mas chega de blá blá blá. Vou mostrar aqui qual foi a gambiarra o método que eu inventei pra dar um up nas fotos. ;)

-Abra a imagem no Photoshop (eu uso o CS5) - a foto que usei já está com os ajustes de brilho/cores/contrastes praticamente prontos -

-Clique na ferramenta "Laço Magnético (L) -essa é a parte mais chatinha - e selecione aquilo que você quer deixar no primeiro plano (o que você não selecionar será desfocado). Tome cuidado para "contornar' o mais próximo do objeto. O laço magnético facilita a seleção, mas quanto mais diferença existir entre as cores do primeiro plano com o que será desfocado, mais fácil será.



-Depois disso, com o botão da direita do mouse,  clique em selecionar inverso;

-Vá até o menu, Filtro> Desfoque> Desfoque de lente

-Agora vou ser sincera, essa tela eu não sei ajustar! O primeiro ajuste que apareceu, eu mantive. #sorry



-Como tínhamos selecionado o inverso, o fundo será desfocado com esse ajuste. Mas se vocês prestarem atenção, algumas partes ficam meio grotescas... vejam:

Esse era o momento que eu ficava #chatiada. Tentei carimbo, copiar e colar..e sempre ficava falso, amador. (haha falou a profissional!). Mas então resolvi inserir a imagem novamente, e regular a opacidade. Pronto!

Assim, ó:

Selecione a mesma imagem (exatamente a mesma!) e ela vai cobrir essa aí desfocada. Então, você vai clicar em Camadas (nessa barra de ferramentas que tá a direita. Caso ela não esteja, vá em janela> camadas. ). Agora, nessa camada que já está selecionada -afinal ela foi a última - altere a Opacidade. Eu gosto de deixar em torno dos 40 ~ 50.


E pronto gente! Vou mostrar a diferença entre elas agora: 

No Photoscape : 

Estão vendo que o desfoque acontece ao redor de um círculo? #fail

No Photoshop sem gambiarra: 

Olha as marcas de 'recorte' ao redor das nossas pernas! #fail

Agora, bonitinha! Com photoshop, gambiarra e uma action que eu inventei um dia não lembro como.. (não lembro mesmo!)

Aqui,  desfoque não ficou tão forçado, as marcas de recorte ficaram suavizadas... I like! 

Esse post foi mais um tutorial mesmo, espero que tenham gostado!
E agradeço muitíssimo o carinho de todos nos comentários! 


Um beijo enormezão!




4 comentários:

  1. Uau Thu *.*

    Essa foto é muito linda. Vi ela no face dias atrás e queria dar vários #curtir hihi :P

    Adorei o tutorial, as gambiarras e dicas :D

    Beijão ♥

    ResponderExcluir
  2. Eu costumava fazer assim quando eu usava uma câmera compacta: ampliava a imagem, clicava lá em cima à esquerda em "subtrair da seleção" e passava o laço no restinho da região que não tinha sido selecionada. Outra opção tb é de clicar com o botão direito sobre a seleção e fazer ajustes com as opções difusão/ refinar aresta. E se você quiser uma seleção com perfeição dá pra criar "paths" (demarcadores) e contornar toda a imagem que vc quer manter em primeiro plano com os demarcadores e depois ajustar (depois que pega jeito, você faz super rápido), fica perfeita a seleção! Bom, são apenas algumas formas alternativas, mas a sua dica foi ótima! Dá pra fazer fotos incríveis (e efeitos) com compactas! A foto que vc escolheu para o tutorial é maravilhosa!
    :*

    ResponderExcluir
  3. Adorei o efeito! Pena que não uso photoshop, só tenho o PhotoFiltre Studio e nem sei usar direito, rsrs.

    Minha primeira vez aqui e ameeeeei o blog!! *-* Todo fofinho, até me deu vontade de voltar com o meu, haha. Vou voltar sempre, e quando eu tiver um tempinho vou comentar nos outros posts que mais gostei!

    Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente, que legal o post! Às vezes quando o desfoque não sai o que quero, dou uma ajudadinha com o photoshop também.
    Em segundo lugar, que bacana seu blog! Conheci-o pelo grupo da Mel. Fiquei vendo as postagens e gostei do seu estilo. A do picnic em especial achei uma gracinha ♥

    ResponderExcluir

Volte sempre! :)