No final do ano passado fui com minha turma da faculdade fazer um bate-e-volta em São Paulo. Nosso principal destino era visitar a Bienal de Arte, e fomos no seu último dia. Que coisa bizarra a bienal, não é mesmo? Confesso que se soubesse que era aquilo, não tinha me empolgado tanto. Tá, também tem o fato de que nossa visita a Bienal foi guiada, então não tive tanta liberdade nem tanto tempo por lá... e estava tão cansada que me limitei a ver aquilo que a guia nos mostrava. Que eram coisas esquisitíssimas, sério gente. Fiquei um pouco chocada com a "arte contemporânea". Porém, a viagem valeu a pena pela nossa manhã, que foi andando pela Avenida Paulista.
O ônibus nos deixou no Parque Ibirapuera. De lá, fomos a pé (e com a barriga roncando) até uma padaria próximo da Av Paulista, onde tomamos café da manhã antes de começar nossa jornada. Combinamos que as 10hrs todos nos encontraríamos na frente do MASP, onde iríamos visitar as exposições de lá.
Passamos pela Casa das Rosas, que estava fechada no dia. (Ou naquela hora). Um casarão que chama a atenção por ser antigo, no meio de tantos prédios modernos. (Eu particularmente tenho uma queda gigante por prédios antigos s2 )
Essa é a Avenida Paulista de uma visão panorâmica.
E esse é o mesmo carro em movimento.... haha
O Masp
A primeira foto, mais uma casa antiga na Paulista. Essa, meu namorado disse que lembra a casa 'do sonho' no filme "A Origem". Alguém concorda? Embaixo, uma entrada para a estação de metrô. Não foi dessa vez que andei de metrô em SP.
No trecho que caminhei, esses foram os três prédios contemporâneos que mais me chamaram a atenção. Não digo que são prédios lindos, mas gosto da arquitetura que causa. Acho que o diferente sempre enriquece uma cidade.
Essa bicicleta, é uma homenagem a Márcia Padro, uma ciclista que morreu ali na Av Paulista, por imprudência de um motorista de ônibus.
Uma coisa que gostei muito em SP e que aqui não encontro tanto é street art. É tão bonito e alegre você estar caminhando com pressa para chegar no escritório e se deparar com uma arte assim, num tapume na rua. Eu acho que muda a cara da cidade. :)
Depois do almoço, voltamos para o Ibirapuera. Descansar um pouco antes de ir para a Bienal. Essas fotos foram numa praça que esqueci o nome (que coisa!) na frente do parque. Estava tendo um desfile para escola de samba que nos deixou meio alegres... haha
Um beijo pro meu namorado que adora um samba!
Pausa pra dar uma namoradinha no parque. s2
Eis o Pavilhão -feito pelo Nini (Oscar Niemeyer) - todo lindo e que eu não consigo imaginar como foi que ele teve essa ideia e conseguiu explicar com desenhos.
Ah gente, é isso. Minha visão sobre São Paulo mudou um pouco depois dessa viagem. No começo do ano, eu tinha participado do Teto, projeto social para construção de casas em comunidades que vivem em extrema pobreza - lá em SP também -, e tive um retrato diferente da cidade. Agora, tive o retrato turista. Confesso que achei ele lindo, e muito diferente do que eu imaginava: uma cidade cinza, coberta de neblina escura e prédios apenas em concreto armado. Vi uma cidade com cores, luzes e muito movimento.
Espero voltar em breve pra lá e conhecer talvez outra face da cidade.
E vocês, já conhecem São Paulo? Já tiveram também uma impressão errada de uma cidade que não conheciam? Me contem! :D
Um beijo gigante e boa semana!
PS: Algumas dessas fotos foram tiradas pela minha colega de arquitortura, Thamires Bonatto.
Que legal Thu *-* Eu não conheço São Paulo, mas já tive uma impressão errada de uma cidade que não conhecia. Fui pro Rio de Janeiro em 2011 e não vi violência nem todas as coisas ruins que falam de lá, enfim, me surpreendi. Gostei muito das suas fotos :D
ResponderExcluirSabe que o Rio é um lugar que agora tenho vontade de conhecer? Antes era bem isso, eu tinha esse preconceito de que lá é só violência e favela, mas depois da minha experiência em SP estou muito ansiosa para conhecer lá (:
ExcluirObrigada pelo carinho! ;)
Que lindas essas fotos, amor!
ResponderExcluirRealmente, São Paulo é uma cidade muito rica em arte, cultura e arquitetura. Precisamos voltar lá mais vezes pra conhecer um pouco mais! Viajar é sempre tão bom...
Impressionante como o modo de enxergar uma cidade pode variar tanto, dependendo das experiências que vivemos nela, né?!
E que história é essa de que eu adoro um samba? Não sei do que você está falando, linda... rs
Bjos, ruiva
hahahaha engraçadinho! Estamos fazendo aula de dança de salão..lembra? E você está mandando muito bem no samba amor! <3
ExcluirBeijos beijos amor! ;*
Tenho muita vontade de conhecer, quero ver mesmo se a cidade é cinza, porque parece tão cheia de vida - mesmo que vida corrida.
ResponderExcluirFotos lindas *-*
Beijo, beijo!
Goiabasays
Então Jé, eu acho que SP deve ter uma parte cinza,mais industrial e tal... mas a SP que conheci era bem colorida e agitada! Obrigada! Beijos! ;*
ExcluirAiiiii que saudadeeee ao ver essas fotos...
ResponderExcluirEm abril 2012 fui com minha turma da facu pra sp tbm, foi maravilhoso, perfeito e sinto muito falta.
Sem falar que peguei 13°, tudo de bom já que Goiânia é 30° pra cima. kkkkkkkk
Saudade do MASP, da Liberdade, das pessoas que super tratam todo mundo bem, e não é que eu tive uma impressão ruim, mas andei por um lado de São Paulo bem ruim mesmo, pessoas nas ruas, sujeira e tudo mais. Mas continua perfeito e ainda irei morar lá.
E vc não andou de metro???
Foi a experiência mais legal que tive, perfeito, volta lá pra andar. kkkkkkkk
Escrevi demais.
Beijoss
Realmente São Paulo é uma cidade bonita o problema que as pessoas nao sabem aproveita-la.
ResponderExcluirbj
Leandra - www.cherryboomshop.com
Ah, que bom que recebeu tudo certinho e gostou *---*
ResponderExcluirTava ansiosa para saber, haha!
Beijo, beijo!
Goiabasays
Oi Thuany :) Achei seu blog uma graça! Mesmo. E encontrei nele ótimos motivos para continuar frequentando-o (depois que abandonei meu blog, costumo abandonar o dos outros também :/). Encontrei o blog através dos posts sobre cartinha e acabei me interessando pelos outros posts (principalmente de DYE)... Encontrei um ponto em comum entre nós tbm: a Arquitetura. Não que eu esteja na faculdade, mas logo pretendo estar. E encontrei neste post a motivação pra vir comentar. Moro na Grande São Paulo e sou especialmente apaixonada por São Paulo. É uma cidade apaixonante, diversa, movimentada, tem tudo e tem todos. Uma dica: Já que gosta de prédios antigos, na próxima vez que vier para SP, precisa visitar o Centro Velho (ou Centro Histórico), é, de todos que conheço, meu lugar favorito.
ResponderExcluirPS: Conheci o Rio anos atrás, e adorei. É uma cidade muito alegre.