[Arquiternura] 3/2014 Projeto de Interiores


Oi oi oi gente! 
E aí, como anda a vida acadêmica/escolar de vocês?

A minha esse ano está relativamente tranquila. Um pouco porque estou fazendo beeeem poucas matérias e a Iniciação Científica. Mas outra coisa que tem contribuído consideravelmente pra minha tranquilidade é o fato de que esse ano resolvi não me preocupar

Ano passado eu fui uma pessoa muito estressada e sem tempo pra viver. E quando falo viver não é apenas pela vida social (pra essa não tinha nem tempo de pensar). É sem tempo pra sentar pra comer, sem tempo de tomar um banho longo -daqueles que a gente aproveita pra dar um trato na juba-, sem tempo pra dormir. Eu estava vivendo exclusivamente para a Universidade. Tive amiga passando por sérios problemas de saúde e não fui presente. Vocês não sabe o quanto isso foi ruim pra minha saúde mental. 

Então, quando esse ano começou decidi: vou fazer as matérias que estou devendo (que são duas) e mais algumas, coisa que não me faça ter que sacrificar todas as noites de sono e finais de semana. Esse ano quero viver dignamente! hahaha

Decidi não me preocupar muito também com notas. Infelizmente, nem todos os professores sabem avaliar com imparcialidade. Alguns avaliam pelo "gostei" "não gostei" e não pela nossa ideia e nosso progresso. E alguns, falo por experiência, não conseguem admitir quando um trabalho está bom. Eles sentem a necessidade de encontrar defeitos ou de alterar de algum modo nosso projeto.

Esse projeto que vou postar aqui, vocês só poderão vê-lo lindamente porque eu fotografei antes da entrega. Recebemos ele na quinta feira (15/05) e o professor rabiscou total.


Esse ano estamos fazendo a matéria de Arquitetura de Interiores. Nesse primeiro projeto, fomos divididos em duplas e cada dupla recebeu um módulo habitacional  pré-dimensionado. Nossa missão era projetar o interior desse espaço, para algum cliente específico, definido pela dupla.

Foi a primeira vez que fiz trabalho com a Carol (e desejo que não seja a última!) e demos muito certo. Nós duas gostamos muito de fazer trabalhos a mão, usar marcadores, papel vegetal.. enfim, acho que não teria ficado tão satisfeita com meu trabalho se não fosse pela minha dupla! :D 

Pois bem. Escolhemos a nossa cliente: fizemos o loft para a Julia Alcântara, uma designer de moda, estudante de design e fashion blogger.  

Definida a cliente, fizemos um trabalho de brainstorming e levantamos todas as necessidades para um espaço habitacional de uma designer de moda. Depois, começamos a croquizar como gostaríamos que fossem os espaços e as prioridades. Como ela trabalha em casa, definimos o closet como o espaço mais importante. Também levantamos algumas características da cliente como prioridade na hora de planejar o espaço: ela é bastante inconstante com relação ao estilo do cabelo, e já declarou outra vez que por esse mesmo motivo nunca conseguiu pensar em uma tatuagem: sempre está em mudança. Logo, chegamos a conclusão que o melhor seria trabalhar com materiais crus e de cores neutras. Evitaríamos cores nas paredes. Pensando na mesma característica, fizemos ambientes que poderiam ser modificados apenas com a mudança dos móveis, sem a necessidade de derrubar paredes, facilitando assim, a renovação dos espaços sempre que a blogueira sentisse necessidade. 

A circulação será linear, permitindo acesso aos espaços sem muitas voltas e garantindo a sensação de amplitude do espaço. 





Essa etapa é a de estudo preliminar. Fizemos um esboço do que seriam os móveis. Ainda não escolhemos porque consideramos que não era esse o momento. A partir de agora, iremos definir os materiais (com marca e quantidade a ser utilizada) e mobiliário, bem como os itens de decoração importantes (luminárias, por exemplo). 

Infelizmente o professor não ficou tão satisfeito com nosso trabalho. Achou nossa circulação muito simples e sugeriu uma circulação que parecia uma minhoca (!). Deu nota 6.0 nesse quesito. Também achou nossa representação boa, mas 7.0 é nota de quem está excelente, então vai um 6.5 pra vocês, porque poderiam ter feito as paredes com uma espessura mais grossa, mais nítida. (Considerando que a média é 7.0!!!). E poxa, vocês poderiam ter colocado o banheiro no mezanino, não tem problema se as visitas tiverem que ir até o quarto dela pra usar o banheiro, então no quesito organização do espaço vai um 6.0. E pensem nisso pra próxima entrega,ok? 

RISOS. 

Claro que a nota abala um pouquinho, impossível não se abater. Mas apesar disso, depois que o professor nos disse essas coisas, sentamos e conversamos: quer saber? Nosso trabalho tá ótimo! Até dá pra mudar algumas coisinhas, pra melhorar e tal..mas eu tô satisfeita com nossa representação! É, isso aí!

E fim! hahaha 
Assim que finalizarmos a próxima etapa mostro aqui pra vocês. ;)

E aí, que nota vocês dariam para nosso trabalho? 
Podem ser sinceras, pior que nosso amado professor impossível! hahahaha

Agora não deixem de conferir o post das outras participantes! 


6 comentários:

  1. Como decide "não se preocupar"? Geentxe, é impossivel para mim. Eu até tento desacelerar um pouco, cuidar mais de mim, mas ta aí uma coisa que dura apenas uma semana.

    Em ADM é mais tranquilo qnt "ao julgamento" dos professores pq não envolve muita criatividade: tem o certo e o errado e acabou. E isso é bom, apenas, nesse sentido.

    Eu amei seu projeto, já sei quem vou contratar para minha casa :P

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahhaha pois é Lorena! Já me estressei tanto que tive que dar um tempo! Na arquitetura tem muito de gostar ou não, e isso é tão relativo! Os professores nem sempre são imparciais....

      ahhh me contrata simm! hahaha Beijão!

      Excluir
  2. Eu sempre gostei desses projetos de interior, mesmo sabendo que por mais que eu tente, não tenho como remodelar o meu quarto. Sempre quis algo como o seu primeiro desenho, mas no momento, me divido entre dois quartos: um fica com os meus livros enquanto o outro abriga minhas roupas. É realmente pequeno por aqui.

    http://www.entreosmeusdramas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora! Tudo bem?! Mas meninaaa, sabia que existem quartos muito,muito pequenos e que se ajeitam com tudo?
      Acaba dando um trabalho danado, mas com a ajuda de um profissional você pode conseguir resultados incríveis! Fica a dica! haha
      Até logo!

      Excluir
  3. Faço design e posso confessar? ODEIO colorir meu trabalhos. Sempre acabo com a sensação de que estraguei o meu desenho. ahaha GRAÇAS A DEUS desenho técnico não é colorido o/ Teu projeto ficou muito lindo, parabéns! Invejinha branca da tua pintura ;P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério???! É minha parte favorita! hahaha Mas sempre deixo pro final, não dá pra perder tempo colorindo e entregar trabalho faltando coisa né! hahah Aproveito agora que estamos na faculdade, depois de formada não sei se vou ter tanta oportunidade de colorir projetos! hahaha
      E na verdade a pintura dessa vez foi feita pela minha colega de equipe! Eu fiquei na maquete! hahahaha
      beijão!

      Excluir

Volte sempre! :)