Primeiras impressões RJ - PARTE 1


Eu já fiz alguns posts contando sobre minha viagem ao Rio de Janeiro antes de vir para o intercâmbio aqui na Itália. Mas esse, especificamente, eu escrevi no bloco de notas do celular desde que começou a viagem e acabei esquecendo de publicar aqui no blog. Durante os 3 dias que estivemos lá, fiz anotações de coisas que observava lá e reuni todas em dois posts, e esse é o primeiro. Me digam o que acham depois, ok?

1. Num primeiro momento, o trânsito é agitado e confuso. Num segundo momento, ele continua sendo agitado e confuso. Acho que as pessoas se acostumam. 

2. Andar de ônibus no Rio é maravilhoso. Pelo menos na Zona Sul e Centro. Os ônibus levam a todos os lugares e de maneira rápida. Sem contar que boa parte deles tem ar condicionado. (Em Curitiba não tem essas coisas não).

3. É possível andar de bicicleta de graça na Orla e em outros pontos, com as bicicletas do Itaú. (Maravilha, hein?)

4. As pessoas são muito gentis. Se aparecer alguém falando mal de carioca  ou falando qualquer estereótipo negativo eu vou defendê-los com unhas e dentes. Tenho dois exemplos lindos de cariocas gentis, dos 3 dias que ficamos lá: 

Essa foi a foto tirada pela "fotógrafa" hehe

          4.1- A fotógrafa
          No primeiro dia, saímos andar na Orla e estávamos tentando tirar uma foto sozinhos de nós dois. Então surgiu uma moça, que veio do outro lado da rua e se ofereceu para tirar a foto. Confesso, com vergonha, que achei que seríamos roubados. Guardei meu celular e o Giulli deu a câmera dele pra ela nos fotografar. "Prontooo, lindosxx! Agora a foto do beijo!!" Eu pensei: puts, é agora. Ela vai sumir com a câmera.... Ela tirou a foto do beijo, perguntou se estava bom ou se quiséssemos ela poderia tirar outra... Agradecemos e ela voltou para seu caminho. Sim, a moça atravessou a rua só para ser gentil com a gente! 

         4.2- Carona
     Na nossa primeira noite, fomos numa pizzaria maravilhosa, Eccellenza Pizzaria. Ficava há algumas quadras da casa onde estávamos hospedados e resolvemos ir a pé. Ficamos com um pouco de receio, não sabíamos se era uma região segura para andar a pé à noite. Mas arriscamos. Comemos uma das melhores pizzas da nossa vida, tomamos um vinho excelente e de sobremesa um delicioso Petit gateau. Ok, hora de ir embora...Chamamos um táxi ou arriscamos a pé? Ah, vamos perguntar pro segurança daqui. O moço disse que era tranquilo, e poderíamos voltar a pé sim. Quando estávamos no final da quadra, um carro parou do nosso lado. "Pensando bem, eu estou indo para o mesmo lado. Vocês não querem uma carona?" O expediente do segurança com quem havíamos conversado tinha acabado e ele resolveu oferecer uma carona, assim, só pra ser gentil com a gente.

A pizzaria maravilhosa, do segurança gentil 

5- Táxi do aeroporto é absurdamente caro. Sério gente, caro mesmo. A gente desembarcou do avião e tinha um guichê de táxi. Uma amiga nossa tinha dito pra gente tentar fechar valor da corrida, se não o taxista poderia fazer a gente de bobo e ficar dando voltas na cidade só pra ficar rodando o taxímetro. Ali tinha uma moça muito gentil chamando a gente. Ela falou o valor (não lembro quanto, mas era absurdo o valor do aeroporto-Botafogo) e disse que era a única empresa conveniada. Ficamos meio em dúvida, mas resolvemos sair e ver se não tinha preço melhor do lado de fora. E tinha! Váaaarias empresas conveniadas, cobrando metade do que a outra empresa. Ficamos chateados pela mulher ter mentido tão na cara dura... 

6- O Rio é absurdamente lindo. Era isso que eu pensava o tempo todo, olhando pra cada paisagem. A maneira como a paisagem natural acidentada se mescla com a paisagem construída é incrível. Por mais problemas que a cidade possa ter, a paisagem do Rio com certeza me convenceria a morar lá. (Sem contar que o sol é melhor amigo de lá, né...).



7- As pessoas acreditam que tem inverno aqui. Isso eu notei no nosso segundo dia pela manhã. Resolvemos tomar café numa padaria que tinha na mesma rua, e haviam vários estudantes possivelmente de ensino médio. E todos estavam agasalhados: moletom, bota, jaqueta, e tinha até uma menina de cachecol. Eu, de vestidinho e sandália fiquei me sentindo deslocada. "Não é possível que eles estejam com frio, senhor! hahaha 

8- As buzinas começam antes das 07 da manhã. Isso foi triste. Estávamos num hostel/albergue no Botafogo, numa rua importante, mas que não tinha um tráfego de veículos muito significante durante o dia. Mas pela manhã, acho que tinha alguma escola ali perto com pais extremamente estressados e apressados para deixarem seus filhos na escola que causava um baita fuzuê logo cedo. Eu, que tenho um sono infinito, acordava com as buzinas. :/ 

Por hoje é isso gente! Foram só três dias e isso é muito pouco pra conhecer uma cidade, ainda mais tão grande como o Rio de Janeiro. Só conseguimos conhecer a parte "turística" do Rio, e nem ao centro conseguimos chegar. A única coisa que posso dizer com certeza é: amei a Cidade Maravilhosa e quero voltar muitas vezes pra lá. 



2 comentários:

  1. Realmente o Rio é lindo!
    Fui com Rodrigo em maio e amei, fizemos posts no blog tb =)
    Amei seu primeiro look e tb por ter conhecid o blog hj =D
    Amei conhecer o blog =)

    Blog do Sofá

    ResponderExcluir

Volte sempre! :)