15 coisas para fazer em 2015

Oi oi gente!

Há algum tempo eu participo de um grupo de blogueiros chamado Rotaroots, cujo objetivo é "resgatar a época de ouro dos blogs pessoais, incentivando a produção de conteúdo criativo e autoral, sem ser clichê e principalmente, sem regras, blogando pela diversão e pelo amor." Quando eu criei esse blog (em 2010, depois de uma longa adolescência de flogão e fotolog já devidamente apagados) ele já tinha como principal tema a minha vida. Vez ou outra dei pitaco sobre tendências de moda (risos), música e livros, mas o que me motivava a escrever era realmente a minha vida. Eu fiz do blog meu diário virtual e muitas vezes passei do limite no que compartilhava. Expus demais uma relação amorosa e minha instabilidade de sentimentos como também vibrei aqui com grandes conquistas. (Quem lembra de quando passei no vestibular?)  Se fosse hoje alguns posts eu não teria escrito... mas o que o blog é se não um reflexo da fase que estamos na nossa vida, onde algumas vezes nos arrependemos dos dramas que fizemos, das palavras que dissemos e das asneiras que pensamos? Assim como na vida real não tem como deletar aquele minutinho de infelicidade, resolvi levar o blog. Então caso resolvam navegar no meu passado blogueiro, não reparem nas outras Thuany's que poderão encontrar por aqui. 

Mas falei tudo isso pra contar o porque me sinto tão incluída no Rotaroots. Embora eu não seja tão velha guarda dos blogs da vida, o Pequena Thuany surgiu na época em que se blogava pra falar da vida. Pra falar do que gosta, do que pensa, do que sente. (ok, isso ainda existe, mas sabemos o quanto está cada vez mais comum blogs comerciais cujo objetivo é apenas fazer propaganda). 

Todo mês alguns temas de blogagem coletiva são propostos lá no grupo, a fim de incentivar a blogagem autoral, e esse mês um dos temas foi 15 coisas para fazer em 2015. 

Todo ano faço minha listinha de metas e objetivos e dessa vez os preparativos para o final de ano foram tão corridos que não deu tempo. E eu nem tinha lembrado disso também. Então, antes tarde que mais tarde ainda,aqui vão as 15 coisas que desejo fazer em 2015. 

1 Me arriscar mais e ter menos medo de fazer coisas novas/diferentes
Eu sou uma pessoa extremamente medrosa, insegura e que sente necessidade de planejar tudo antes. Logo, se você chegasse aqui em casa agora e falasse "Thu, vamos pra festa que vai ter hoje a noite em tal lugar?" provavelmente eu vou encontrar uma desculpa para não ir. Algumas vezes me desprendi e resolvi arriscar e foram muito legais, o que me fez pensar "porquê não fazer isso mais vezes?"

2 Mandar postais pra pessoas queridas
Compro postais em praticamente todos os lugares que visito. Muitos tenho um carinho especial e quero guardar pra mim, mas porque não compartilhar um pouco da beleza daquele lugar que visitei com uma pessoa querida que está distante? Esse é um objetivo a muito curto prazo, afinal, em agosto volto pro Brasil e quero usar os postais pra encurtar um pouco as distâncias. 

3 Me dedicar mais a coisas que me dão prazer/usar melhor meu tempo ocioso 
Por mais que aqui no intercâmbio eu tenha mais responsabilidades que no Brasil -já que tenho uma casa pra limpar, roupas pra lavar e comida que não será feita sozinha, matéria pra estudar e um idioma pra aprender melhor - ainda assim sobra tempo. Que geralmente passou dormindo, porque dormir é gostoso e meu quarto tem ar de sono. Então esse ano eu gostaria de aproveitar esse tempinho livre aprendendo mais sobre fotografia (o amor da minha vida), edição de vídeos e até mesmo programas de arquitetura. 

4 Participar dos preparativos para o natal com a família
Esse ano eu e o Giulli tivemos nosso primeiro Natal juntos de verdade. Assim, a gente organizando tudo na nossa casinha temporária e fazendo nossa decoração natalina. E isso foi tão legal, tão mágico. Quem me conhece sabe que o Natal não era uma data que eu apreciasse tanto, mas dessa vez, ver as luzes natalinas surgindo aqui na cidadezinha que estou morando, montar nossa árvore e nosso Rudolph foi tão encantador! E percebi o quanto eu não participava disso com minha família. O quanto eu nao aproveitava a magia que o espírito natalino trás. Como meta para o próximo Natal, é desfrutar melhor dos preparativos para o Grande Dia com a minha família. 

5 Ler mais livros
Ok, deixa eu contar uma coisa muito feia: eu não li nenhum livro em 2014. Nenhum,nenhum. Li um bom trecho de alguns para a Iniciação Científica que eu estava participando e só. Até comprei um aqui na Itália (Colpa delle stelle, sim eu comprei a culpa é das estrelas também em italiano porque não basta sofrer em português, tem que sofrer em italiano também) mas não li. E leitura é uma atividade que me dá tanto prazer que não sei nem dizer o porquê não li. Acho que foi comodismo/ansiedade pelo intercâmbio, sei lá. Então, bora trabalhar mais nisso!

6 Procrastinar menos
Taí uma atividade que tenho mestrado e doutorado. Deixar as coisas para depois de depois de amanhã, olha só, temos 20 dias pra fazer isso, porquê fazer agora, vamos dormir mais um pouco, nossa cidade é tão linda, olha só esse passarinho cantando e pfff. Quando vejo é aquele Deus nos acuda pra dar conta de cumprir prazos e fazer as coisas com qualidade. Então, vamos tentar por menos procrastinação e mais disciplina nessa vidinha. 

7 Comer melhor (não "comer mais", comer melhor mesmo!)
Essa é uma tarefa muito difícil estando no país da pizza e da pasta. Quem sabe a chegada do verão me ajude a me empolgar pra fazer coisas saudáveis e comer menos porcarias, porque eu preciso. E não falo apenas por questão estética, esse é o menor dos problemas. Tenho muitas dores de estômago quando começo a me alimentar mal, e já tive gastrite, então cuidar da alimentação saudável é fundamental.


8 Ser menos ranzinza, deixar a vida ser mais leve
Quem me vê toda Polianna aqui não sabe a cara que acordo quando tenho que fazer algum compromisso cedo. E olha que o cedo na Itália nem é tão cedo aqui, já que quase nada funciona antes das 9h. Sem contar a facilidade que tenho em mudar do bom para o mau humor com coisas extremamente bobas como encontrar farelos na mesa. (Sim,me incomoda chegar na mesa e ela estar com farelinhos das refeições anteriores). 


9 Me preocupar menos com o futuro e viver mais o presente
Quem aqui já tem planejamento pro que fazer da vida quando chegar no Brasil? E quando começar 2016? E que matérias vai cursar em 2016? E o que vai fazer se reprovar em uma das matérias de 2016? Sim, essa sou eu, pensando em planos B e C,D,E e até F pra hipóteses que podem mudar a qualquer momento e frustar todo um planejamento que eu não precisava ter feito se tivesse dedicado esse tempo fazendo sei lá, as unhas. Parece até contraditório eu falar que sou a rainha da procrastinação e que ao mesmo tempo me preocupo demais com o futuro, mas é verdade. Entendam: me preocupar com o futuro não significa que estou fazendo algo, estou apenas deitada na cama decidindo o que vou fazer nos próximos 10 anos. 

10 Não ter vergonha do blog
Já conversei sobre isso com algumas pessoas. Desde que entrei na faculdade tive receio de expôr meu blog e ser ridicularizada por isso. Quando comecei a compartilhar mais ele no facebook, teve um boatinho que chegou aos meus ouvidos de que ter blog era infantil e isso me fez parar de compartilhá-lo. Criei o Pés Viajantes com o Giulli e acho que por ser um blog nosso, não tenho vergonha dele. Talvez eu me sinta protegida por ~não estar sozinha~. Pretendo atingir o mesmo nível de desprendimento - a ponto de não me importar que saibam do meu blog e do seu conteúdo - com relação ao Pequena Thuany. 

11 Registrar mais os momentos que me fazem bem
Não falo isso no quesito fotografia, porque geralmente fotografo os momentos que fazem meu coração bater mais forte. Mas escrever sobre eles. É tão gostoso entrar aqui no blog e reler um post antigo de um dia marcante que tive. Ou encontrar uma carta que fiz para mim mesma contando sobre como estava minha vida na época e o que fazia meus olhos brilharem. Esse tipo de registro acho muito válido e gostaria de fazê-lo mais vezes, principalmente agora, que estou vivendo essa fase de intercâmbio e todo dia tenho novos acontecimentos legais sobre a vida italiana.


12 Demonstrar mais o quanto as pessoas são importantes para mim
Por mais expressiva e sentimental que eu seja virtualmente, pessoalmente sou tímida para "dar o primeiro passo". E isso inclusive com pessoas próximas, como meus pais e minhas irmãs. Tenho uma certa dificuldade com o abraço espontâneo e o beijo de despedida (e isso é terrível e eu não sei o porquê sou tão travada!) mas essa saudade imensa que estou de todos me faz ter vontade de mostrar esse amor que sinto diariamente. Espero conseguir. 

13 Andar mais de bicicleta
Quando a gente sai do Brasil pensa que nas Europa todo mundo anda de bicicleta pra tudo. Não sei no resto da Europa, mas aqui em Ascoli Piceno todo mundo anda! haha E é um absurdo eu ainda não ter subido numa bicicleta desde que saí da minha terrinha. Principalmente porque aqui posso comprar uma bicicleta com muito pouco dinheiro e a cidade é toda equipada com ciclovias. Então essa é quase uma meta do mês: comprar uma bicicleta e pedalar! 


14 Cozinhar mais para as pessoas que gosto
Morando longe do meu cozinheiro favorito (meu pai) eu descobri que o fogão é uma grande paixão. Descobrir sabores novos com a mistura de temperos já conhecidos foi como aprender a fazer poções mágicas e eu realmente gostei da brincadeira. Por isso, principalmente quando voltar para o Brasil, quero cozinhar mais para as pessoas que gosto, já que é uma atividade que me dá tanto prazer. 

 15 Me importar menos com a opinião alheia sobre mim
Deixei esse item para o fim e acredito que de todos ele realmente seja o mais difícil, do tipo que até terapia se pudesse eu faria pra aprender a lidar melhor com isso. Eu me sinto julgada 100% do tempo por tudo que faço e por todos e o que pode vir desse julgamento realmente interfere na minha qualidade de vida. Isso é péssimo. Seja minha mãe, a prima da vizinha da minha tia ou o motorista do táxi, se falou algo negativo sobre mim, consegue me entristecer e muitas vezes acabar com meu dia. Isso é horrível e (embora pareça mimimi) eu sofro com isso. E esse medo do julgamento que todo o resto do mundo pode ter a meu respeito e a proporção que eu acabo dando pra isso me faz mal. Vai ser difícil e não será da noite pro dia, mas espero realmente conseguir melhorar um pouquinho nesse quesito e me importar menos com o que acham do que faço/falo/penso. 

Ufa! Esse post ficou gigaenorme e espero que ainda tenha alguém aí agora que acabou! haha

E vocês, tem alguma meta pra 2015? Sonho, objetivo, desejo? Me contem! 

Beijos a todos!


6 comentários:

  1. Lendo sua lista chego a conclusão que tb tenho que fazer essas coisas todas ...
    A gente leva uma vida tão corrida que não percebe as coisas importantes a nossa volta!!

    Adorei a sua lista me fez pensar nas minhas metas para este ano!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. A Thu é simplemente uma Garota Encantadora!

    By: Anne karollyne

    ResponderExcluir
  3. Rolou uma forte identificação com vários itens da sua lista, especialmente os de não ter vergonha de compartilhar o blog (sofro disso também, hahah) e dar ainda menos fucks pra opinião alheia. Espero que você consiga alcançar seus 15 objetivos e ter um 2015 muito mais leve. ^^

    ResponderExcluir
  4. Oi linda Thyany! Tudo bem com você? :)
    Sobre seu post tenho dois coisinhas a dizer - se me permite a ousadia, rsrsrs! Primeiro, sobre o fato de divulgar o blog para pessoas próximas do seu cotiano: não pense em ter receio de fazer isso, pois assim você se bloqueia! Tente olhar de um ângulo mais diferente (como eu faço) e ser mais seletiva, tipo, fale sobre ele para pessoas que você sabe que se interessam sobre o assunto, ou para amigos de verdade, que lhe apoiariam mesmo se você quisesse fazer algo louco na vida, entende? Não diga a todos porque tem muita gente de mente fechada por ai que não vai lhe agregar nada de positivo!
    E sobre o fato de se preocupar com o julgamento alheio, eu era muito assim também! Hoje sou beeem menos sabe? E o que me ajudou muito foi ler o livro A Síndrome da Boazinha, escrito por Harriet B. Braiker, o livro tem um teste para ver seu perfil, e exercícios simples e fáceis para implantarmos no dia dia, com ele consegui superar o medo do julgamento, e me considero mais madura e menos medrosa também. Caso se interesse em lê-lo espero que seja tão útil para você quanto foi pra mim! Beijos e tudo de lindo para você!!! <3

    ResponderExcluir

Volte sempre! :)