Como se organizar para um mochilão

Ou como não se organizar para um mochilão, rs.

Não foi essa mochila que eu trouxe para o mochilão hehe Essa é da Road Trip

Quando vocês estiverem lendo esse post, eu já estarei em algum lugar entre Bruxelas-Amsterdam- Berlim, que são os primeiros lugares que passaremos durante o nosso mochilão. Então provavelmente quando eu voltar vai ter um Como se Organizar para um mochilão parte 2, porque eu vou ter muito mais coisa pra contar.

Desde que soubemos que passaríamos um ano na Itália tivemos a expectativa de que nas férias poderíamos fazer um mochilão, já que aqui na Europa "tudo é pertinho" e existem várias companhias aéreas que fazem vôos lowcost, que é uma coisa muito linda de se viver. Pra quem não sabe, vôos lowcost são vôos de baixo custo (bem baixo mesmo) nos quais com a tarifa paga você tem direito apenas a poltrona, um lugar para colocar a bolsa (uma bolsa pequena, com uma dimensão definida pela empresa, e a viagem. Não há lanchinhos, bagageiro, lugar marcado, nem mesmo check in no aeroporto. Esses pequenos serviços podem ser comprados a parte - assim como o direito de carregar uma mala maior - e a medida que você inclui serviços, a passagem sobe. Do mesmo jeito, comprar em cima da hora encarece a passagem. E essa é a primeira dica desse post.

         Esse é meu mochilão, hehe

1) Comprar passagens antecipadas embaratece a tarifa
Parece óbvio - e é - mas nem sempre é possível. Mas saibam: quanto mais cedo você comprar, menos você vai pagar em passagens de trem e avião. Nós tivemos problemas com relação a isso. Como fizemos uma road trip recentemente com a família do Giulli, ficamos fora de casa e sem acesso a internet por um bom tempo. Quando voltamos, tivemos que correr com os trabalhos da faculdade e não dava pra "perder tempo" com internet. E foi apenas três semanas antes da viagem que pesquisamos os preços, achamos ok mas ainda não tínhamos certeza do dia da nossa última prova. Uma semana depois disso fomos comprar e tcharam! Preços todos bem diferentes. 

2)Comprar entradas em museus/parques antecipados te faz poupar tempo e, às vezes, dinheiro
A maioria das atrações turísticas podem ter seus bilhetes comprados pela internet. Com o bilhete na mão, você não vai precisar entrar na fila da bilheteria e isso te poupará muitas vezes horas! Muitas cidades também vendem "combos" de atrações, nas quais você economiza comprando entrada pra vários lugares. Assim que eu voltar do mochilão relato aqui nossas experiências sobre comprar essas atrações antecipadas e indico (ou não indico, vai saber!) as empresas que usamos e confiamos.

3)Hostels, albergues, Airbnb e Couchsurfing
Essas são as melhores maneiras de pagar pouco (ou nada!) para se hospedar e ainda conhecer gente nova. Nos hostels existem quartos para 4, 6, 8, 10 e até para 16. Você vai dividir o quarto com outras pessoas, então não dá pra ficar de frescuras. Se você prefere mais privacidade, existe também quartos individuais e duplos, custando um pouco mais. Geralmente é possível usar a cozinha,então tem como economizar ainda mais. Pelo Airbnb você se hospeda na casa de alguma pessoa. Através do site é possível ver os preços, localização, perfil de seu anfitrião e opiniões a respeito. Alguns disponibilizam a casa toda, outros você só pode usar o quarto. A gente já se hospedou pelo Airbnb em 03 lugares diferentes e a experiência foi sempre muito boa. Além de que pudemos conhecer um pouco mais sobre a cidade a partir de um morador do lugar. O Couchsurfing é uma rede parecida com o Airbnb, mas nele você não paga. Você cria seu perfil, pode ver quem está disponibilizando um "sofá" e entra em contato com a pessoa, pra verificar se tem espaço disponível para te receber no dia que você precisa. Eu nunca me hospedei através do Couchsurfing, essa será a primeira vez (eu acho!) e quase morro de vergolha na hora de mandar uma mensagem pedindo hospedagem. Sou caipirona mesmo! hahahaha Quando voltar, conto pra vocês como foi!

4) Seja compacto
Eis uma dica daquelas "faça o que eu falo mas não faça o que eu faço" hehe. Na verdade estou tentando ser o mais compacta possível nessa viagem, mas é muito difícil arrumar uma mala pequena pra 20 dias, ainda mais sabendo que a temperatura nos lugares que visitaremos será algo em torno do 0 grau. Esse é o momento de se desprender da vaidade de não postar fotos com a mesma roupa em vários lugares. 

5) Líquidos sempre em frascos de no máximo 100ml
Já ouvi tantas pessoas falando que perderam seus produtos de beleza na hora de passar pelo aeroporto que é difícil acreditar que isso ainda acontece. Nesses voos lowcost não é permitido transportar líquidos em embalagens maiores que 100ml e o máximo que pode ser transportado é um total de 1 litro - em frascos de no máximo 100 ml, não esqueçam-. Ah! Esses frascos devem estar numa necessaire transparente ou num saquinho plástico com fechamento por zíper. 

6)Desconecte-se um pouco
Se vai fazer um mochilão tente não levar o computador e se desconectar um pouco da internet. "Aproveite" que o roaming custa caro e avise as pessoas importantes que a comunicação será mais difícil nos próximos dias. 


E por último a dica mais importante e que eu vou tatuar no braço pra ver se não esqueço: 

Esteja pronto para imprevistos

Eles sempre vão acontecer. Se você for uma pessoa como eu, então, eles serão atraídos para você, e quanto mais você planejar mais eles vão aparecer pra te sacanear e tentar estragar sua viagem. Então, sempre que um imprevisto acontecer, tente ver o lado Polianna das coisas.

(:

É isso gente! Alguém mais tem alguma dica para mochilão? 

Beijos a todos! Arrivederci!







3 comentários:

  1. Gente, você contando todas essas coisas dá mais vontade ainda de fazer intercâmbio/mochilão/roadtrip. Com toda a certeza se eu fizer um mochilão na Europa um dia, vou me lembrar de vir aqui ler de novo suas dicas, haha!
    Beijos Thu ♥
    Anônimo Provisório

    ResponderExcluir
  2. Aaaaain... eu sou louca pra fazer um mochilão... mas falta-me coragem... e inglês kkkkkkk
    boa viagem... ^^

    www.cristianizese.com.br

    ResponderExcluir

Volte sempre! :)