Porque você tem um blog?

Alguém me fez essa pergunta uma vez e eu não soube responder. Hoje, talvez eu não tenha a resposta definitiva ou a melhor de todas. Mas tenho uma.

Quando escrevo, fujo daqui. Fujo dos limites estourados do cartão de crédito, da TPM da minha mãe, fujo das crises de ciúmes que sinto com certa frequência, fujo da prova da semana que vem, das minhas inseguranças, fujo das tempestades que eu mesma crio nos copos d'água. Nesses dias, através dos meus post procuro lembrar do quanto a vida é bonita: falo sobre fotografia, decoração, sobre a minha vida e coisas que me dão prazer. Gosto de fugir dessa realidade turbulenta ou monótona para um mundinho só meu: meio alienado às vezes, mas é o meu mundo. Pode não falar sobre as últimas notícias, nem sobre as últimas tendências da moda, mas fala sobre a vida. Sobre a minha vida. E gosto de ter um registro escrito dela.

Mas as vezes, quando escrevo, faço justamente o contrário: mergulho de cabeça na tempestade no meu pequeno copo. Vou até o fundo pra procurar uma solução. E nesses dias, aproveito o meu mundinho virtual, para desabafar de vez. Geralmente são os dias após pequenas ou grandes decepções, que afetam meu psicológico de alguma maneira. Alguém me disse que guardar as coisas pra si mesmo dá câncer. Então eu extravaso mesmo. Deixo transbordar. Choro até meus olhos ficarem do tamanho de duas batatas, grito, me tranco no quarto, desligo o telefone, apago a luz, faço greve de fome e desisto do mundo. Deixo todas aquelas palavras engasgadas na garganta saírem pelos meus dedos. E sinceramente, acho que nesses dias, tenho os posts mais reflexivos e emotivos. Aqueles que de alguma maneira, tocam pelo menos uma pessoa.

Algumas vezes, porém, são os causos alheios que me inspiram. Uma amiga traída, outra enganada, ou quem sabe uma cena bonitinha de um filme. Fico viajando na maionese e tcharam! Um post novo.

Nem tudo que escrevo,de fato aconteceu comigo. Já disse que o narrador-personagem nem sempre é real? Não escrevo para um jornal, portanto não tenho compromissos com a realidade. Alguns textos foram coisas que eu gostaria que acontecesse comigo, outros que eu gostaria de ter evitado.

Não, eu não ganho dinheiro com o blog e essa não é a minha intenção. (Caso aconteça, lógico, será bem vindo!). Não, eu não uso o blog para provocar ninguém, muito menos mandar indiretas. É lógico que às vezes a carapuça serve a alguns, mas fazer o quê?

O fato é que escrever no blog é um dos grandes prazeres que tenho. Passo horas por aqui e quando recebo um comentário pulo de alegria. Quando é alguém da vida real* então comentando? OMG! Sorriso de orelha a orelha. Conhecer pessoas que passaram por algo parecido, que se identificam ou que compartilham dos mesmos projetos não tem preço.

Eu poderia escrever um diário ao invés de um blog? Sim, lógico, poderia. E escrevo. Mas é diferente. E não me pergunte o porquê, porque essa resposta ainda não sei explicar.

Escrevo, porque essa é uma das 100 coisas que mais me deixam feliz.

E vocês, porquê tem um blog?

13 comentários:

  1. Também escrevo para fugir, e outras vezes para encarar. Gosto de escrever também para compartilhar opiniões, desejos e coisas bonitas que, se alegram o meu dia, podem alegrar o de alguém. Como você, escrever me deixa feliz! E confesso que sinto muita falta de blogs sinceros hoje em dia. Uma coisa tão pessoal virou vitrine e um amontoado de textos sem sentido quando dinheiro entrou na história. Eu não ganho dinheiro, não sorteio coisas, não compro comentários ou seguidores... E queria que, pelo menos 80% dos blogs fossem assim :)
    Beijos Thuany, boa semana!

    ResponderExcluir
  2. eu tenho um blog pra justamente acompanhar blogs tão incríveis como o seu!
    adorei seu texto Thu!

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Post ótimo!
    Há uma frase da Clarice que diz "Porque há o direito ao grito - então eu grito!". Acho que é isso. Tenho o direito de pensar, refletir, falar, escrever, desabafar, "indignar-me no meu palanque" como Pagu (inspiração pro nome do meu blog, aliás), etc... Escrevo pra encontrar gente esperta como você. E escrevo porque estou viva.

    ResponderExcluir
  4. exatamente pelos mesmos motivos que você!
    Tanto que, por isso resolvi agora postar mais frequentemente sobre os meus sentimentos, a minha vida! Só quem gosta de escrever sabe do prazer que isso pode causar. A gente é tudo quando escreve, é uma montanha de sentimentos, medos, anseios, decepções, alegrias, doçuras e amarguras. É como se cada vez que escrevesse conseguisse esvaziar-se, aliviar-se, pra depois do desfecho recomeçar outra história. Quem escreve é cheio de começos e recomeços e quando escreve transfere o melhor de si pra de certa forma justificar esses mistérios da vida. E que isso que gente faz sirva um dia pra mostra nem que seja pra uma única pessoa que apesar dos erros, dos tropeços, das decepções. A vida é tão bonita, tão cheia de cor. E as pessoas, por mais que a gente generalize e ache que ninguém vale a pena, que ninguém da valor,e que ninguém é capaz de pensar da mesma forma que a gente. Ah! De repente a vida mostra que não é bem assim, que sempre vale a pena, que existem pessoas como você docinho, que também sabe do valor das palavras e da beleza de ser.

    um beijo com carinho ♥

    ResponderExcluir
  5. Já tive blog pessoal a muuuitos anos atrás..era meu escape..mas até a vonta de de escrever eu perdi! ..Esse atual fiz pra postar minhas fotos.. :)

    ResponderExcluir
  6. Adoro ter um blog por isso mesmo. Expor minhas ideias e conhecer as dos outros. Ver que de fato, não somos todos iguais e que ser diferente é legal! conhecer coisas novas, mostrar coisas novas... conhecer pessoas novas.. muito bom!
    Beijos, Thuany, você é linda! ♥
    http://bolasdemeia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Antes não gostava de jeito nenhum de escrever, e com o blog aprendi a gostar. E amo estar escrevendo cada post, mesmo que apenas uma pessoa leia. É como se eu estivesse em um mundo diferente, como a Alice caio na toca do coelho, eu cai aqui nesse mundo de blogueiros, onde posso conhecer pessoas como você, e aprender com elas. Compartilhar meus sentimentos e alegrias. E as vezes até me sinto amada e compreendida.

    aaii que máximo, começamos no mesmo ano o mesmo curso! :D E como está aindo as aulas, gostando?

    Beijoooos ♥

    ResponderExcluir
  8. Eu escrevo porque é uma coisa que me alivia, e me empolga poder compartilhar as coisas com as pessoas!

    Gostei TANTO do seu blog! Espero que tenha postagens novas logo *---* O primeiro post que eu vi foi o das caixas encapadas e tô encantada com tanta beleza *--*

    Bjinhos!

    http://qualquerlink.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu tive um blog pessoal pra falar da minha vida quando era mais nova, agora voltando ao mundo blogger eu escrevo o que me inspira, o que acontece cmg, o que eu gosto. Sou um pouco como vc , não escrevo sobre moda, nem novidades, apenas o que eu acho interessante. É realmente uma delícia ficar nesse mundinho virtual! rs

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. É bem isso!
    Eu digo que nunca vou precisar de um terapeuta na vida real!
    Tenho um blog e um monte de terapeutas e amigos virtuais. Isso é o incrivel da blogsfera!!

    Adorei isso: "Deixo todas aquelas palavras engasgadas na garganta saírem pelos meus dedos."

    =*

    Sobre o cometário no Alices.
    Adorei suas respostas! haha
    Não percebi que a Promo estava atrapalhando a visualização. Vou consertar! ;)

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que tenho pelo mesmo motivo que vc.
    Apesar de eu nao falar tanto da minha vida pessoal, meio diarinho; eu gosto de compartilhar coisas que eu gosto (por mais que sejam inuteis..rs), coisas que eu acho legal, coisas que vivo! que acontece.

    Enfim, eh um canto meu neh!? entao eu nao sigo regras, nem faco nada por dinheiro.
    E acho que eh melhor assim, sem compromisso, mas por vontade :)

    E obrigada pelas palavras nos comentarios! Sinto mto pela perda da sua amiga :/
    Sem base essas coisas, nao tenho palavras qdo isso acontece. *sighs*

    Bom fds.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi linda <3
    Eu concordo com voce, é tão bom ter nosso cantinho pra guardar nossas coisinhas *.*
    Eu tenho um blog pqe daqui um tempo quero ver tudo isso e morrer de saudade!
    Ah flor, eu adoro receber cartas, e se encontrar seus cartões telefonicos vou adorar receber rs
    beijo beijo

    http://lladodedentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie.
    Concordo, acho que postar é mais pessoal do que outra coisa. Tudo bem que fazemos um post pra outras pessoas lerem, mas é a nossa opinião e um desabafo interno. Uma terapia particular, hehe.
    Adorei seu post.

    Bjs.

    ResponderExcluir

Volte sempre! :)